sexta-feira, 24 de abril de 2009

Para inspirar...

Uma mesma história pode ser contada de centenas de maneiras diferentes e de inúmeros pontos de vista. Na moda também é assim, exceto por um detalhe: em vez de palavras, existem as imagens.
Para quem não está acompanhando muito de perto o Pense Moda, vale a pena prestar atenção no resuminho que fiz abaixo sobre uma das palestras mais inspiradoras dos últimos tempos. O evento trouxe para o Brasil, desta vez, o stylist Nicola Formichetti. Ele veio falar para o povo da moda e demais interessados sobre a sua experiência, acompanhado dos inseparáveis assistentes Sam Voltage e Anna Trevelyan, ambos com figurinos que por si só já mereciam um post. E foi amor à primeira vista. Seus trabalhos são mesmo apaixonantes.


Capa da última Dazed & Confused com Beth Ditto


Nicola Formichetti é um desses contadores de história por meio de imagens. Com mãe japonesa, pai italiano e residência londrina, tem um universo imagético tão diversificado e autoral que isso acabou lhe abrindo as portas da revista Dazed & Confused e de outros títulos e marcas mundo afora. Após aprender (errando muito como ele faz questão de ressaltar) que seu trabalho não deve refletir somente o seu universo, entendeu que ser stylist é, antes de tudo, ser um facilitador, um realizador dos desejos e intenções de um conjunto de pessoas. Ao trabalhar para revistas, Nicola garante que tem mais liberdade para ousar e experimentar. Ao contrário, quando trabalha como consultor para marcas, é obrigado a se reportar a outro mundo, não tão permissivo e mais direcionado e, principalmente, bem mais vinculado a resultados financeiros.


Mais trabalhos para a Dazed


Nicola adora trabalhar, incentivar jovens talentos (seus assistentes têm 19 anos e foram descobertos “na noite”) e tem constante preocupação em estar aberto à colaboração destas mentes criativas porque diz que isso o faz lembrar de quando começou. Os assistentes, inclusive, ajudam Nicola a montar seus “mood boards” - ambiências de referências com as imagens, demonstrando com o que ele deseja trabalhar. Estas pesquisas são feitas, principalmente, pela internet (google, sites, MySpace, Facebook e blogs) e sempre têm a intenção de mixar diversas realidades, para que seus editoriais não fiquem muito conceituais e desconectados com os movimentos que fazem o mundo girar. De acordo com ele, seu “caderno de anotações virtuais” funciona assim: ele separa, de acordo com o tema, diversas referências e agrupa por categorias. Na palestra ele mostrou como exemplo o material que pesquisou para a Vogue Japão de março que tem como tema o American Dream. Fotos de gangues tatuadas, a clássica propaganda com o caubói da Marlboro e retratos de James Dean dividem espaço com cenas de filmes de Larry Clark. A partir daí é que ele vai começar a pensar em como criar imagens impactantes.



Imagens do editorial da Vogue Hommes Japan Issue 2 - American Dream



Editorial da Another Magazine de Março


Com a facilidade virtual, o stylist afirmou que trabalha dia e noite, mas que isso é como um hobby. Ele citou ainda Anna Piaggi, editora da Vogue Itália, como inspiração, e lembrou um detalhe importante para quem quer atuar na área: “(o trabalho) não é sobre você, o que você gosta, é sobre a marca. Você tem que cooperar com ela”. E disso ele entende. Além de trabalhar na Dazed & Confused, ele é Fashion director da Vogue Hommes Japan, Sênior fashion editor da Another Man e contribui para a V, V Man, Another e Arena Homme Plus. Isso seu falar dos clientes estrelados: Prada, D&G, Costume National, Missoni, Iceberg, Alexander Mcqueen, Issey Miyake, Uniqlo, Topman, H&M, Slvr, Custo, Max Mara, Adidas, Nike, Puma, Levis, Lee, Mavi, Umbro, Mac, Yoox, Kim Jones, Gareth Pugh e Romain Kremer.


Capa da Dazed & Confuses de abril com Stylist de Formichetti


Quem quiser conhecer mais trabalhos de Nicola tem que passar pelo seu blog que tem referências e imagens incríveis. http://nicolaformichetti.blogspot.com/. O site oficial também é ótimo. http://www.nicolaformichetti.com/.





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